SESSÃO 11
28 Out. 22h00


Boston Fire e Time and Tide de Peter Hutton

New York Near Sleep for Saskia de Peter Hutton, 1971, 16mm, 10’
Boston Fire de Peter Hutton, 1979, 16mm, 8’
New York Portrait, Chapter II de Peter Hutton, 1979-80, 16mm, 15’
In Titan’s Goblet de Peter Hutton, 1991, 16mm, 10’
Study of a River de Peter Hutton, 1991-1993, 16mm, 16’
Time and Tide de Peter Hutton, 2000, 16mm, 35’

Peter Hutton é um dos grandes cineastas da actualidade, com uma obra que se estende por três décadas e que constitui uma reflexão sobre as qualidades fotográficas da imagem em movimento, do retrato paisagístico pensado na duração de um tempo apenas possível no cinema. Esta sessão inclui filmes de diferentes fases da obra do realizador, com destaque para os que realizou em Nova Iorque e aos estudos pictóricos sobre o rio Hudson que o inscrevem numa genealogia particular de artistas, que da pintura à fotografia, procuraram dar forma a esta paisagem de diversas formas.

Em New York Near Sleep for Saskia, Hutton, nas palavras de Bill Moritz, recorre a “justaposições entusiasmantes de sombra e de movimento, neste filme silencioso e surrealmente poético que examina as mudanças subtis de luz na paisagem de Nova Iorque. […] Hutton impõe ao filme a estética da fotografia fixa e usa como dispositivo estrutural a duração da percepção de um reflexo ligeiro de movimentos e iluminações." New York Portrait II faz parte de uma trilogia dedicada a Nova Iorque e é o resultado de observações diárias da cidade compiladas entre 1980 e 1981. A série sobre o rio Hudson inclui um primeiro filme, In Titan’s Goblet, uma homenagem a Thomas Cole, um dos principais artistas da Escola do Rio Hudson, tendo como referência uma sua pintura de 1833. Study of a River, tal como o nome indica, é um retrato sazonal do rio Hudson composto de observações feitas no Inverno ao longo de dois anos.

“Hutton: O que havia de entusiasmante no regresso à água era toda esta dimensão do movimento: mover-me nos navios através do tempo e do espaço, observá-los a atravessar o enquadramento. O filme sobre o rio abre imensas possibilidades nesse aspecto e apenas porque o rio está em constante movimento. Passei muito tempo a fazer estudos arquitecturais de cidades – na maior parte das vezes acontecia pouco mais do que o voo de uma pomba através do enquadramento ou uma luz ou figura a aparecerem distantes em movimento – mas o rio é infinito. É bom atentar em algo tão profundamente transformador. De cada vez que levo a minha câmara para o rio, ele revela-se de modo diferente, há qualquer coisa que nunca tinha notado: um sentimento diferente do espaço, uma textura diferente da água, uma velocidade diferente do vento.” (Conversa entre Peter Hutton e Scott MacDonald, A Critical Cinema 3: interviews with independent filmmakers)

Acerca de BOSTON FIRE

“O filme encontra a sua grandeza no fumo que se ergue eloquentemente de um incêndio urbano. Bolsas cheias de negrume misturam-se com as fontes de água que jorram em jacto de fora de campo para orquestrar um jogo de elementos primários. A bela textura do fumo, combinada com o isolamento da fonte do incêndio, anula o impacto destrutivo do acontecimento. A câmara, perdida nas imensas nuvens negras, produz imagens meditativas removidas das causas ou das consequências da cena. Os bombeiros, reduzidos, vistos à distância como se fossem silhuetas, olham assombrados, impotentes perante o poder da natureza.” (Millennium Film Journal)

Acerca de NEW YORK PORTRAIT, CHAPTER II

“Os haikus de Hutton são uma sublime destilação do olho cinemático. As limitações impostas – sem cor, sem som, sem movimento (exceptuando um veículo que não é controlado pelo realizador), sem cortes de montagem directos - já que as imagens nascem e morrem a preto – resultam, curiosamente, numa liberdade crucial da imaginação. […] Estas imagens materiais que se evaporam, não ignificam, convocando pelo contrário, panoramas passageiros de um espanto distanciado. Mais que mera fotografia, as justaposições contidas na imagem são explorações fílmicas da compaixão e da tragédia…” (Warren Sonbert)

Acerca de TIME AND TIDE

"A primeira secção do filme é a reprodução de um filme de uma bobine filmado por Billy Bitzer para a Biograph em 1903 e intitulado 'Down the Hudson'. É o retrato do rio Hudson num breve intervalo de tempo, entre Newburgh, Nova Iorque e Yonkers. A segunda secção foi filmada por Peter Hutton entre 1998 e 1999 e regista diversas viagens de subida e descida do rio entre Bayonne, Nova Jersey e Albany, em Nova Iorque. O realizador viajou no arrastão Gotham enquanto empurrava (a subir o rio) e puxava (a descer), o Noel Cutler, um navio carregado com 35.000 barris de gasolina sem chumbo.

“…É (pois) apropriado que Hutton, um dos grandes poetas visuais do retrato do lugar, tenha completado o seu primeiro filme em muitos anos – uma meditação sobre o Rio Hudson. Combinando a luminescência e a contemplação formal dos pintores do Vale de Hudson com as suas preocupações documentais e ambientais, Time and Tide, prolonga o campo panorâmico do retrato anterior Portrait of a River. Depois de décadas de devoção exclusiva ao domínio da película reversível a preto e branco, o filme marca a primeira aventura de Hutton com o negativo cromático." (Mark McElhatten)